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quarta-feira, 16 de março de 2011

A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO

A Chegada de Lampião no Inferno – José Pacheco



Um cabra de Lampião
por nome Pilão Deitado
que morreu numa trincheira
um certo tempo passado
agora pelo sertão
anda correndo visão
fazendo mal-assombrado.

E foi quem trouxe a notícia
que viu Lampião chegar
o inferno nesse dia
faltou pouco pra virar
incendiou-se o mercado
morreu tanto cão queimado
que faz pena até contar

Morreu a mãe de Canguinha
o pai de Forrobodó
cem netos de Parafuso
um cão chamado Cotó
escapuliu Boca Insossa
e uma moleca moça
quase queimava o totó

Morreram cem negros velhos
que não trabalhavam mais
um cão chamado Traz Cá
Vira-Volta e Capataz
Tromba Suja e Bigodeira
um cão chamado Goteira
cunhado de Satanás.

Vamos tratar da chegada
quando Lampião bateu
um moleque ainda moço
no portão apareceu:
Quem é você, cavalheiro?
Moleque, eu sou cangaceiro:
Lampião lhe respondeu.

- Moleque, não; sou vigia
e não sou seu parceiro
e você aqui não entra
sem dizer quem é primeiro:
- Moleque, abra o portão
saiba que sou Lampião
assombro do mundo inteiro.

Então esse tal vigia
que trabalha no portão
dá pisa que voa cinza
não procura distinção
o negro, escreveu não leu
o macaíba comeu
lá não se usa perdão.

O vigia disse assim:
fique fora que eu entro
vou conversar com o chefe
no gabinete do centro
por certo ele não lhe quer
mas conforme o que disser
eu levo o senhor pra dentro.

Lampião disse: vá logo
quem conversa perde hora
vá depressa e volte já
eu quero pouca demora
se não me derem ingresso
eu viro tudo as avesso
toco fogo e vou embora.

O vigia foi e disse
a Satanás no salão:
saiba vossa senhoria
que aí chegou Lampião
dizendo que quer entrar
e eu vim lhe perguntar
se dou-lhe ingresso ou não.

- Não senhor, Satanás disse
vá dizer que vá embora
só me chega gente ruim
eu ando muito caipora!
eu já estou com vontade
de botar mais da metade
dos que tem aqui pra fora.

- Lampião é um bandido
ladrão da honestidade
só vem desmoralizar
a nossa propriedade
e eu não vou procurar
sarna pra me coçar
sem haver necessidade.

Disse o vigia: patrão
a coisa vai arruinar
eu sei que ele se dana
qunado não puder entrar
Satanás disse: isso é nada
convide aí a negrada
e leve os que precisar

- Leve cem dúzias de negros
entre homem e mulher
vá lá na loja de ferragem
tire as armas que quiser
é bom avisar também
pra vir os negros que tem
mais compadre de Lúcifer
E reuniu-se a negrada
primeiro chegou Fuchico
com o bacamarte velho
gritando por Cão de Bico
que trouxesse o pau da prensa
e fosse chamar Tangença
em casa de Maçarico.

E depois chegou Cambota
endireitando o boné
Formigueiro e Trupe-Zupe
e o crioulo Quelé
chegou Caé e Pacáia
Rabisca e Cordão de Saia
e foram chamar Bazé.

Veio uma diaba moça
com a calçola de meia
puxou a vara da cerca
dizendo: a coisa está feia
hoje o negócio se dana!
E gritou: êta baiana
agora a ripa vadeia!

E saiu a tropa armada
em direção do terreiro
com faca, pistola e facão
clavinote e granadeiro
uma negra também vinha
com a trempe da cozinha
e o pau de bater tempero.

Quando Lampião deu fé
da tropa negra encostada
disse: só na Abissínia
oh! tropa preta danada!
o chefe do batalhão
gritou de arma na mão;
- Toca-lhe fogo, negrada!

Nessa voz ouviu-se tiros
que só pipoca no caco
Lampião pulava tanto
que parecia um macaco
tinha um negro neste meio
que durante o tiroteio
brigou tomando tabaco.

Acabou-se o tiroteio
por falta de munição
mas o cacete batia
negro rolava no chão
pau e pedra que achavam
era o que as mãos pegavam
sacudiam em Lampião.


- Chega traz um armamento!
(assim gritava o vigia)
traz a pá de mexer doce
lasca os ganchos de caria
traz um bilro de Macau
corre, vai buscar um pau
na cerca da padaria!

Lúcifer mais Satanás
vieram olhar do terraço
todos contra Lampião
de cacete, faca e braço
o comandante no grito
dizia: briga bonito
negrada, chega-lhe o aço!

Lampião pôde apanhar
uma caveira de boi
sacudiu na testa dum
ele só fez dizer: oi!...
Ainda correu dez braças
e caiu enchendo as calças
mas eu não sei dizer o que foi.

Estava travada a luta
duma hora fazia
a poeira cobria tudo
negro embolava e gemia
porém Lampião ferido
ainda não tinha sido
devido a grande energia.

Lampião pegou um seixo
e rebolou-o num cão
mos o que: arrebentou
a vidraça do oitão
saiu fogo azulado
incendiou o mercado
e o armazém de algodão.

Satanás com esse incêndio
tocou no búzio chamando
correram todos os negros
que se achavam brigando
Lampião pegou a olhar
não vendo com quem brigar
também foi se retirando.

Houve grande prejuízo
no inferno nesse dia
queimou-se todo dinheiro
que Satanás possuía
queimou-se o livro de pontos
perdeu-se vinte mil contos
somente em mercadoria.


Reclamava Lucifer:
horror mais não precisa
os anos ruins de safra
agora mais esta pisa
se não houver bom inverno
tão cedo aqui no inferno
ninguém compra uma camisa.

Leitores, vou terminar
tratando de Lampião
muito embora que não possa
vou dar a explicação
no inferno não ficou
no céu também não entrou
por certo está no sertão.


Quem dúvida desta história
pensar que não foi assim
querer zombar do meu sério
não acreditando em mim
vá comprar papel moderno
escreva para o inferno
mande saber de Caim



.

                                                                                                             



POESIA COMO GÊNERO LITERÁRIO

A POESIA COMO GÊNERO LITERÁRIO

Quem não conhece um poema? Ou, quem já não tentou rimar algumas palavras e
apresentá-las como poesia? Ou ainda, quantos, não encontrando a rima em determinada
poesia, a classificam de menos importante, quando não dizem que isso não é poesia?
É,o homem é  tão afeito à poesia que é difícil encontrar alguém que já não
tenha tentado rabiscar algumas linhas e dedicá-las à amada ou ao amado, ou que já não tenha escrito algumas "quadras soltas", ou que já não tenha tentado musicar alguns versos e sentir o inusitado prazer de ter "feito uma morna".
            A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das Sete Artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos.
Ora,aqui, não serão apresentadas teorias com  a   intenção ditar regras que devem ser observadas ao se escrever uma boa poesia, tendo em consideração que ela é uma produção fundamentalmente artística e subjetiva.A intenção,é mostrar alguns elementos usados na confecção de uma poesia e assim tentar enriquecer a criação poética daqueles que se interessam por essa nobre arte, ou ainda, tentar acender aquela luzinha ou despertar aquele interesse mais encoberto.
A Composição Poética
A composição poética é de natureza essencialmente solitária onde o poeta tenta
exteriorizar os seus sentimentos mais íntimos eternizando em preto e branco os seus
pensamentos sobre diversos sectores da vida quotidiana.
Na poesia as palavras são cuidadosamente estudadas, escolhidas e arrumadas de
uma certa forma, de maneira a soarem bem ao ouvido humano, de maneira a carregarem
no seu bojo uma certa mensagem, de maneira a despertarem no leitor espectativas
contidas e libertarem vontades veladas e desejos contidos que, por vias normais, não
tiveram oportunidade de serem veiculadas.
Em suma, na composição poética o leitor tenta se identificar com a linha de
pensamento do poeta, fazendo seus esses mesmos pensamentos.
O poeta usa palavras para criar imagens ou cenas na mente do leitor. Os adjetivos, advérbios, verbos e substantivos são escolhidos a dedo para tentar transmitir, com maior fidelidade possível, as idéias do autor ou as imagens que "pululam" na sua mente.
Escrever poesias pode ser uma atividade totalmente natural para certas pessoas,
enquanto que para outras a vontade poética é maior do que a potencialidade literária.
Para estas pessoas, alguns conselhos, (se é que se pode dar conselhos para uma
atividade tão pessoal quanto esta), não devem ser desprezados.
Assim, em um ambiente considerado perfeito, o corpo numa posição mais relaxada e confortável, um ambiente mais favorável à extrapolação mental, a quietude, o isolamento, a paixão, o inconformismo, etc, são formas que devem ser levadas em consideração para se favorecer a produção poética.
A leitura de outros autores é outra atividade que deve ser estimulada, especialmente quando a gente se identifica com o estilo e conteúdo literário profeciado por esse autor.                                                                                                                             
 No entanto não é recomendável pôr-se de lado poetas do passado, uma vez que estes são uma referência valiosa e têm muito que oferecer.
Entretanto, fazer poesia não é uma atividade que se pode abraçar e desenvolver
com certa facilidade, como acontece com certos outros ramos do conhecimento humano. Ser poeta requer uma tendência artística, uma certa inclinação literária e certas destrezas e habilidades que conjuntamente facilitam a exteriorização do nosso pensamento.
Assim, um poeta deve ter a habilidade e percepção suficientes para analisar e
descrever as qualidades e particularidades de uma pessoa, as nuances que envolvem
um certo lugar, conhecer e empregar metáforas, usar palavras que ajudem o leitor a
visualizar o evento na mente, fazer comparações ou ainda descrever coisas e eventos
de forma metafórica.

ATIVIDADES SOBRE PONTUAÇÃO

QUALIDADES E DEFEITOS D EUM TEXTO

Qualidades e Defeitos de um Texto

Qualidades:
Concisão:  Ser conciso significa não abusar das palavras para expressar uma idéia. Dentro do texto, e recomendável ir direto ao assunto e eliminar tudo o que for desnecessário e inútil (não '"ficar enrolando'"J pois, assim, suas (chances de acertar serão maiores.
Clareza: Consiste na expressão de idéias de forma que estas possam ser compreendidas com maior rapidez pelo leitor. Ser claro significa ser coerente, evitando desobedecer as normas da lín­gua portuguesa, construir parágrafos  longos ou usar vocabulário impreciso.
Elegância: Em um texto de vestibular, é preci­so utilizar a norma culta para expri­mir suas idéias e pensamentos. Ou seja, obedeça aos princípios estabelecidos pela gramática. Lembre-se sempre de manter-se informado sobre as regras que regem o uso da língua e a estrutura dos textos.
Nunca use gírias, frases prontas ou ditos populares – isso pode prejudicar a sua pontuação.
Defeitos:
Ambigüidade: Ocorre quando se empregam de for­ma incorreta palavras, expressões e pontuação. Consiste em um defeito da prosa no qual uma frase apresenta mais de um sentido, o que pode con­fundir o leitor.
Obscuridade: Ocorre principalmente quando falta clareza aos argumentos do texto. Pode ser visto geral­mente em textos com períodos excessivamente longos, com falhas de pontuação ou lingua­gem rebuscada.
Pleonasmo: Consiste na repetição desnecessária de um ou mais termos.
Prolixidade: Utilização de um número de palavras acima do necessário ou, de forma mais coloquial, "enro­lar" o texto.

NARRAR,DESCREVER E DISSERATAR:ENTENDA A DIFERNÇA

Narrar, Descrever, Dissertar: Entenda a Diferença
Narrar, descrever, dissertar...  No momento de redigir, é comum que algumas pessoas se confundam. A diferença é bem simples. Não tenha mais dúvidas:
DESCRIÇÃO:
 É o texto em que se indicam as características de um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Na descrição, você deve responder à pergunta: COMO a coisa/lugar/pessoa é. É importante tentar usar os mais variados sentidos: fale do aroma, dos cheiros, das cores, das sensações, de tudo que envolve a realidade a ser descrita. 
NARRAÇÃO:
 É o texto em que se contam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Lembre-se: você deve "narrar a ação". Imagine, na narração, que você é oroteirista de um filme ou de uma novela, ou mesmo que está contando um caso para um amigo. Na narração, você deve responder à pergunta: O QUE aconteceu?
DISSERTAÇÃO:
Dissertar é "falar sobre". É o tipo mais comum de texto solicitado em provas de redação. É o texto onde se expõem idéias, seguidas de argumentos que as comprovem. Na dissertação, você deve responder à pergunta:

Qual é a sua opinião a respeito? Isso, no entanto, sem usar a primeira pessoa! Achou complicado? Que nada! Quer um exemplo? Vamos lá. Nunca diga, em uma dissertação: "EU acho que o aborto é um crime contra a vida". Ou: "Na minha opinião, o aborto é um crime contra a vida". Você pode expressar a sua opinião, sem usar a primeira pessoa.

Assim, a idéia seria a mesma, mas em uma construção que poderia ser assim: "O aborto é um crime contra a vida". Afirmou, defendeu o ponto de vista, mas não se colocou como o "eu", na construção frasal!

EXERCÍCIOS SOBRE FONÉTICA

Exercícios de revisão- Fonética                                      Prof.: Wiliam Mota            Série:PAV II
1)Assinale a alternativa errada a respeito da palavra "churrasqueira".
A)apresenta 13 letras e 10 fonemas               B) apresenta 3 dígrafos: ch, rr, qu                
C) divisão silábica: chur-ras-quei-ra               D) é paroxítona e polissílaba             
 E) apresenta o tritongo: uei
2) Qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas?
A) Caderno   B) Chapéu    C) Flores   D) Livro   E) Disco
3) Ele chegou às carreiras, trazendo do colégio a notícia da saída do professor. As palavras em itálico na frase anterior apresentam respectivamente:
A) hiato, ditongo decrescente, ditongo crescente                                                              
B) ditongo crescente, ditongo decrescente, hiato                                                   
C) ditongo decrescente, ditongo crescente, hiato                                                   
D) ditongo decrescente, ditongo crescente, ditongo decrescente                          
 E) hiato, ditongo crescente, ditongo decrescente
4) Assinale a melhor resposta. Em papagaio, temos:
A) um ditongo   B) um tritongo    C) um trissílabo  D) um oxítono  E) um proparoxítono
5) Assinale a série em que apenas um dos vocábulos não possui dígrafo:
A) folha - ficha - lenha – fecho         B) lento - bomba - trinco – algum
C) águia - queijo - quatro – quero      D) descer - cresço - exceto – exsudar
E) serra - vosso - arrepio – assinar
6) Assinale a alternativa que inclui palavras da frase abaixo que contêm, respectivamente, um ditongo oral crescente e um hiato.
As mágoas de minha mãe, que sofria em silêncio, jamais foram compreendidas por mim e meus irmãos.
A)    foram – minha
B)    sofria – jamais
C)    meus – irmãos
D)    mãe – silêncio
E)     mágoas – compreendidas

7) Na palavra armazém:
A) há dígrafo e ditongo                     B) não há dígrafo, mas há ditongo
C) não há ditongo nem dígrafo         D) há dígrafo, mas não há ditongo
E)n.d.a
8) Assinale a seqüência em que todas as palavras estão partidas corretamente
A) trans-a-tlân-ti-co / fi-el / sub-ro-gar          B) bis-a-vô / du-e-lo / fo-ga-réu
C) sub-lin-gual / bis-ne-to / de-ses-pe-rar      D) des-li-gar / sub-ju-gar / sub-scre-ver
E) cis-an-di-no / es-pé-cie / a-teu
9) A alternativa em que as letras sublinhadas nas palavras constituem, respectivamente, dígrafo e encontro consonantal é:
A) exceção / étnico                   B) banho / dea    C) seguir / nascimento
D) aquático / psicologia            E) occipital / represa
10) Verificamos a presença de um hiato em:
A) entendia.   B) trabalho    C) conjeturou    D) mais.    E) saguão.
11) A série em que todas as palavras apresentam dígrafo é.
A) assinar / bocadinho / arredores     B) residência / pingue-pongue / dicionário
C) digno / decifrar / dissesse             D) dizer / holandês / groenlandeses.
E) futebolísticos / diligentes / comparecimento
12) Dadas as palavras: tung-stê-nio / bis-a-vô / du-e-lo, constatamos que a separação silábica está correta:
A) apenas n° 1  B) apenas n° 2   C) apenas n° 3  D) em todas as palavras  E) n. d. a.

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTE

A ARTE ESTÁ EM NÓS

Mais que um entretenimento passageiro que reflete o gosto típico de uma época a arte aponta um envolvimento peculiar para o que costumo chamar de razão histórica.
É importante lembrar que em todo o bojo da história houve épocas em que a beleza e o grotesco se tornaram antagônicos para definirem o quê é a conveniência artística, nesse ensejo, o “feio” foi tomado como aspecto fundamental de negação enquanto que o esteticamente belo foi aclamado para se tornar parte da história como relíquia fundamentada na serenidade do seu criador.
Para tanto, as dimensões aportadas pelo autor/criador que investiram no pitoresco podiam experimentar a dolorosa façanha da crítica de transformar o socialmente inaceitável em hostilidade visual e sensorial. Experiência esta que perpetuaria um contexto para os ulteriores mostrando o que foi tido como inimigo da sociedade e do ser humano poderia criar proporções maiores e se tornar uma repulsa milenar. Para exemplificar mais claramente podemos utilizar como exemplo a colocação do escritor italiano Umberto Eco que em um de seus estudos sobre o desenvolvimento da história da arte que mostra ilustrações alusivas aos inimigos do Estado nos livros de história para crianças da alfabetização sempre tinham desígnio monstruoso o que leva a crer que a criança carregará consigo aquela ilustração como imagem fidedigna de um povo ou nação.

O QUE É ARTE?

QUESTÕES DE VESTIBULAR - 1º BIMESTRE

ARTE MEDIEVAL

Durante a Idade Média, entre os séculos V e XV, a Igreja Católica exerce forte controle sobre a produção científica e cultural. Essa ligação da cultura medieval com o catolicismo faz com que os temas religiosos predominem nas artes plásticas, na literatura, na música e no teatro. Em todas as áreas, muitas obras são anônimas ou coletivas.
                            Artes plásticas                                                                                 Criada para exaltar Deus e os santos católicos, a arte medieval difere da representação idealizada da realidade, típica da Antiguidade Clássica. As obras têm aspecto ornamental, com formas estilizadas. Predominam temas bíblicos, e a simetria é a base das composições.
         A arte mais desenvolvida é a arquitetura, com a construção de inúmeras igrejas. Entre os séculos VIII e X, surgem novas atividades, como a iluminura (ilustração manual de livros), a tapeçaria, a ourivesaria e os esmaltes. Com as invasões bárbaras, a arte adquire descontração e colorido.
         No século XII, desponta o estilo gótico, marco do período medieval. Embora de origem incerta, é na França que assume as características mais marcantes. Depois se espalha pela Europa e vigora até o século XV. O termo gótico é criado no Renascimento, com conotação pejorativa: godo era sinônimo de bárbaro. Na pintura e na escultura, usadas fundamentalmente para decorar templos, as figuras são esguias e delicadas. O tamanho dos personagens depende de sua importância social ou religiosa.
         Na transição para o Renascimento, a pintura incorpora o naturalismo e noções de perspectiva, que depois distinguiriam o classicismo. Um exemplo são os murais sacros do italiano Giotto (1266?-1337), considerado o primeiro artista a assinar uma pintura.

                            Literatura                                                                                                                                                  

As formas literárias medievais típicas são as novelas de cavalaria e o trovadorismo. Principal prosa da época, as novelas narram aventuras guerreiras, desenvolvendo temas ligados aos cavaleiros medievais, como a valentia, a fidelidade ao soberano e o cristianismo. A maioria das novelas tem caráter religioso, mas trata também do amor cortês, idealizador da mulher. Destacam-se as aventuras do lendário rei Artur, do País de Gales, que teria fundado a Ordem dos Cavaleiros da Távola Redonda. A assimilação das novelas de cavalaria pela Igreja, que as utiliza como instrumento doutrinário, faz surgir A Demanda do Santo Graal.
         O trovadorismo, que celebra formas idealizadas de amor, em geral platônico e inatingível, tem início no sul da França, no século IX, e domina o cenário literário europeu por dois séculos. Em Portugal, só aparece no fim do século XII. Poetas-cantores compõem poemas, chamados de cantigas, para ser cantados e acompanhados por instrumentos. As obras classificam-se em líricas – as cantigas de amor e de amigo – e satíricas – as cantigas de escárnio e de maldizer.
         No século XIV, em plena transição para o Renascimento, há grande produção literária, principalmente na Itália. Elementos do cristianismo misturam-se ao humanismo nascente. Francesco Petrarca (1304-1374), no Cancioneiro, glorifica o amor e fixa a forma do soneto. Dante Alighieri (1265-1321), na Divina Comédia, faz uma alegoria do percurso da alma em busca de Deus. Em Decamerão, Giovanni Boccaccio (1313-1375) mescla valores cristãos a temas burlescos.

                            Música                                                                                                                                      A música medieval caracteriza-se pela combinação das notas em modos, ou seja, de acordo com a função e o texto cantado, o compositor usa uma escala diferente. As principais formas musicais são as salmodias – cantos de salmos ou parte de salmos da Bíblia – e as himnodias, cantos realizados sobre textos novos, numa única melodia, sem acompanhamento. Com a expansão do cristianismo, no século VI a Igreja unifica a liturgia conforme as regras do papa São Gregório I, o Magno (540-604). O canto gregoriano, sempre em latim, língua oficial do catolicismo, é o único aceito nas igrejas. As composições baseiam-se na simplicidade, na austeridade e na homofonia – todos os cantores entoam a mesma melodia a uma só voz. No século XI, o monge beneditino Guido d''Arezzo (990-1050) sistematiza a notação musical, a base para a elaboração de partituras. Os sistemas de notação impulsionam a polifonia (duas ou mais melodias independentes superpostas), que no século XII desenvolve-se com a música dos compositores que atuam na Catedral de Notre Dame.
         No século XIII, surge a ars antiqua (arte antiga), cuja marca é a independência rítmica das melodias e a preocupação de compor uma música sem dissonância. As obras passam a ser assinadas, e cria-se a figura do compositor. Os principais são Petrus de Cruce e Adam de la Halle (1250-1306). No século XIV, desenvolve-se a ars nova (arte nova), movimento que busca romper com as regras até então aceitas.
         Em plena crise da Igreja, a música secular predomina sobre a sacra. A atividade de compositores profanos desse período é marcada pelos minnesangers e meistersangers germânicos e pelos trovadores franceses. Suas composições, de cunho popular, incluem canções de amor, canções de cruzadas, lamentações, duelos poético-musicais e baladas. Com maior liberdade de ritmo, aparecem novas formas vocais, como o rondó e o madrigal. Na área religiosa, a novidade são as missas. Um dos principais compositores é Guillaume de Machaut (1300-1377), autor da missa polifônica mais antiga que se conhece: Missa de Notre Dame (1364).
                   Teatro                                                                                                      Apesar de o teatro escrito no modelo greco-romano ser proibido pela Igreja Católica, a manifestação teatral sobrevive no início do período medieval com as companhias itinerantes de acrobatas, jograis e menestréis. A partir do século X, a Igreja adapta-o à pregação católica e às cerimônias religiosas.
         Dramas litúrgicos são encenados nas igrejas. Depois se desenvolvem outras formas, como milagres (sobre a vida dos santos), mistérios (discutem a fé e misturam temas religiosos e profanos) e moralidades (questionam comportamentos). As encenações passam a ser ao ar livre por volta do século XII e se estendem por vários dias. Aos poucos, os espectadores assumem papéis de atores, conferindo às apresentações um tom popular. Uma das primeiras obras independentes da liturgia é a francesa Le Jeu d''Adam (1170). Nessa época os textos, em geral, são anônimos. No século XIII, na Espanha, surgem os autos, peças alegóricas que tratam de temas religiosos, encenadas em palcos provisórios. A proibição, pela Igreja, da mistura de temas religiosos com profanos – processo que se consolida no fim do século XIV – provoca o aparecimento das comédias medievais, totalmente profanas. Uma peça importante é Farsa do Mestre Pierre Pathelim, do século XIV, que mostra advogados e juízes como trapalhões sem caráter. Na França, a primeira sala permanente de teatro é aberta no início do século XV. A primeira companhia profissional da Inglaterra é montada em 1493.


ARTE CUBISTA

CUBISMO
Movimento das artes plásticas, sobretudo da pintura, que a partir do início do século XX rompe com a perspectiva adotada pela arte ocidental desde o Renascimento. É o mais influente movimento deste século.                                                            
Os artistas pintam objetos achatados, e com isso eliminam a ilusão de tridimensionalidade. Revelam, porém, várias faces da figura ao mesmo tempo.
Retratam formas geométricas como cubos e cilindros, que fazem parte da estrutura de figuras humanas e de objetos que pintam. Por isso o movimento ganha, numa ironia, o nome de cubismo. As cores em geral limitam-se a preto, cinza, marrom e ocre.                                                                                                                                        
O cubismo tem três características principais:                                                     
1.Demonstra os objetos escolhidos em cubos.                                                                     
2.Descreve as naturezas morta com poucas cores fazendo contraste o claro e o escuro com sombra muito carregadas.                                                                                                                
3. Não e utilizada a perspectiva, os desenho dominado por figuras geométricas são sobrepostos.                                                                                                                                
O movimento surge em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, do espanhol Pablo Picasso. Também se destaca o trabalho do ex-fauvista francês Georges Braque (1882-1963). Em ambos é nítida a ascendência da arte africana. O cubismo é marcado ainda pelo pós-impressionista francês Paul
Cézanne, que representa a natureza com formas semelhantes às geométricas.                                
 Essa primeira fase, chamada de cézanniana ou protocubista, termina em 1910. Começa então o cubismo mesmo, conhecido como analítico, no qual a forma do objeto se submete à superfície bidimensional da tela. O resultado final aproxima-se do abstração. Na última etapa, de 1912 a 1914, o cubismo sintético ou de colagem constrói quadros com jornais, tecidos e objetos, além da tinta. Os artistas procuram tornar as formas novamente reconhecíveis.                                                    
O cubismo manifesta-se também na arquitetura, especialmente na obra de Corbusier, e na escultura. No teatro, restringe-se à pintura de cenários de peças e balés feita por Picasso.
Literatura                                                                                                               
Os princípios do cubismo aparecem na poesia. Desmonta-se a linguagem em busca da simplicidade e do que é essencial à expressão. O resultado são palavras soltas, escritas na vertical, sem a tradicional continuidade. O expoente é o francês Guillaume Apollinaire (1880-1918), que influencia toda a poesia contemporânea. Ao dispor versos em linhas curvas, transforma-se em precursor do concretismo.
O Cubismo no Brasil
O cubismo só repercute no país após a Semana de Arte Moderna de 1922. Pintar como os cubistas é considerado apenas um exercício técnico. Não há, portanto, cubistas brasileiros, embora quase todos os modernistas sejam contagiados pelo movimento. É o caso de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

PRIMEIRA AULA DE ARTE - DINâMICA E ORIENTAÇÕES BÁSICAS

AULA 1 – PRÁTICA DE ARTE / ENSINO MÉDIO
PROFESSOR:WILIAM MOTA  SÉRIE:1ª
ATIVIDADE 1:DINÂMICA:ENTREVISTA MUSICAL
1)QUANDO VOCÊ NASCEU?                                                                                       
Eu nasci ,a dez mil anos atrás,e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais... (Raul Seixas “Eu nasci há dez mil anos atrás”)
2)QUANTOS AMIGOS VOCÊ QUER TER?                                                                             
 Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar...(Roberto Carlos “Eu quero apenas”)
3)QUAL O SEGREDO PARA VOCÊ MANTER-SE SEMPRE JOVEM?                                
É o amor,que mexe com minha cabeça e me deixa assim.Que faz eu lembrar de você e esquecer de mim.Que faz eu entender que a vida é feita para viver...(Zezé De Camargo e Luciano “É o amor”)
4)NOS MOMENTOS DE AFLIÇÃO A QUEM VOCÊ RECORRE?                            
Jesus Cristo,Jesus Cristo,eu estou aqui...(Roberto Carlos “Jesus Cristo”)
5)ONDE VOCÊ MORA?                                                                                                  
Moro num país tropical.Abençoado por Deus e bonito por natureza.Oh,que beleza!Oh,que beleza!(Ivete Sangalo “País tropical”)
6)O QUE VOCÊ FAZ DIANTE DOS PROBLEMAS E DIFICULDADES QUE A VIDA TE OFERECE?
            Toda pedra do caminho/Você pode retirar/Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar/Se o bem e o mal existem/Você pode escolher/É preciso saber viver
/É preciso saber viver...(Titãs “É preciso saber viver”)
7)COMO VOCÊ SE SENTE QUANDO ESTÁ DISTANTE DAS PESSOAS QUE MAIS GOSTA:NAMORADO(A),FAMÍLIA,AMIGOS,COLEGAS DE CLASSE,ETC.?
Avião sem asa, fogueira sem brasa / Sou eu assim sem você / Futebol sem bola, / Piu-Piu sem Frajola / Sou eu assim sem você...(CLAUDINHO E BUCHECHA “Fico assim sem você”)
8)QUANDO VOCÊ CHEGOU NA SUA SALA DE AULA E VIU SEUS COLEGAS,QUAL FOI  A PRIMEIRA COISA QUE PASSOU EM SUA MENTE?
Fácil, extremamente fácil / Pra você, e eu e todo mundo cantar junto / Fácil, extremamente fácil / Pra você, e eu, e todo mundo “FICAR” junto... (Jota Quest “Fácil”)
9)NA SUA ESCOLA TODOS OS DIAS VOCÊ ENCONTRA  SEUS COLEGAS,O QUE ELES SÃO OU SEMPRE SERÃO PARA VOCÊ?                                     
Amigos, pra sempre,bons Amigos que nasceram pela fé,Amigos, pra sempre,para sempre amigos sim, se Deus quiser.(Luan Santana “Amigos pela fé”)
10) SE EM 2011 VOCÊ ENCONTRAR ALGUM OBSTÁCULO QUE VENHA A TE DESANIMAR OU A TE DEIXAR COM PREGUIÇA DE SEGUIR EM FRENTE,O QUE VOCÊ FARÁ ?      
Veja! / Não diga que a canção / Está perdida / Tenha em fé em Deus / Tenha fé na vida / Tente outra vez!... (Raul Seixas “Tente outra vez”)                                           
11)A VIDA ESCOLAR É CHEIA DE MOMENTOS MARAVILHOSOS,O QUE VOCÊ FAZ DIANTE DELES?        
Extravasa / Libera e joga tudo pro ar / Eu quero ser feliz antes de mais nada
Extravasa / Libera e joga tudo pro ar, ar, ar, ar, ar, ar, ar...(Cláudia Leite “Extravasa”)
12)EM QUE VOCÊ PENSA NO FINAL DE UM LONGO DIA,SEJA ELE BOM OU RUIM?
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã /Mais uma vez, eu sei / Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã / Espera que o sol já vem... (Legião Urbana “Mais uma vez”)
13)O QUE VOCÊ TEM VONTADE DE FAZER QUANDO APRENDE ALGO COM FACILIDADE OU TEM SUCESSO DIANTE DE ALGUMA ATIVIDADE?
Ah! / Se o mundo inteiro /Me pudesse ouvir / Tenho muito prá contar / Dizer que aprendi... (Tim Maia “Azul da cor do mar”)
14)O QUE VOCÊ ESPERA QUE ACONTEÇA NO FINAL DE MAIS UM ANO LETIVO?                                                                                                                      E vai rolar a festa,vai rolar, os melhores da educação mandou avisar...(Ivete Sangalo “Festa”)
E NO FINAL DE TUDO SÓ RESTARÁ DIZER QUE ...
Valeu a pena /Êh! Êh! / Valeu a pena /Êh! Êh!(O Rappa “Pescador de ilusões”)
ATIVIDADE 2:ANÁLISE DE TEXTO
REFLETINDO...
TEXTO:SE A ESCOLA FOSSE UMA ORQUESTRA

Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam?
Estão mudos?
Não; não sabem gritar.
Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!
O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música. Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.

Caríssimos alunos,que tenhamos a capacidade de transformar nossa Escola em uma orquestra e que façamos a diferença neste ano de trabalho que teremos juntos.Que Deus ilumine nossos caminhos e que tenhamos a perseverança para vencer mais esta maravilhosa caminhada escolar.
... Eu participo, tu participas,nós participamos e assim,juntos,transformamos realidades!
SEJA BEM VINDO E UM ABRAÇO CHEIO DE AMIZADE.
                        PROF. WILIAM MOTA

ATIVIDADE 3:Orientações Gerais para às aulas de Arte
«Todas as aulas é obrigatório que o(a) aluno(a) esteja com seu material que é de uso individual(caderno,portfólio e apostila) em mãos . Caso isso não ocorra o(a) aluno(a) terá  decrescida sua nota de participação ;
«Os trabalhos deverão ser entregues no horário previamente marcado. Em caso de atraso, serão decrescidos cerca de 10% do valor total por dia de atraso;
« Os trabalhos deverão estar de acordo com as exigências de padronização pré-estabelecido pelo professor. Caso isso não ocorra o trabalho terá seu valor decrescido de acordo com as suas variações do formato previamente determinado;
« Em caso de atraso de chegada em sala de aula, o aluno deverá pedir permissão ao supervisor escolar e ao professor para entrar em sala. Atrasos frequentes não serão tolerados (exceto por força maior);
« Para computar pontos no caderno o aluno deverá receber o visto do professor em tempo previsto. Atividade sem visto não será computada na nota do caderno;
« Toda a atividade de sala deverá ser realizada dentro do tempo previsto pelo professor;
« As atividades de sala de aula ou de casa deverão ser realizadas individualmente;
« Caso o aluno empreste o caderno para que o colega copie as resposta, os dois não receberão visto; No caso da cola ocorrer sem a permissão do dono do caderno, o aluno “colador” não terá o visto na atividade.
« Em caso de ausência do aluno na aula este deverá, na aula seguinte, apresentar a tarefa efetivada da aula perdida;
«As notas nos quatro bimestres são assim divididas:
5,0 pts. de participação em sala de aula;
15,0 pts. trabalhos do portfólio e / ou apresentações de trabalhos;
10,0 pts. prova bimestral
«Caso o (a) aluno(a) perda alguma das atividades avaliativas do bimestre,ele somente será avaliado com apresentação de um atestado médico (exceto por força maior).